terça-feira, 3 de julho de 2012

Duvidas sobre tartarugas tigre d'agua


        Algumas perguntas mais frequentes em relação á domesticação de tartarugas tigre d'água: 


índice

A tartaruga tigre d’água brasileira (Trachemys dorbignyi) é uma tartaruga aquática, onívora. Tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. Seu habitat estende-se pelos pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.

Qual é o seu tamanho adulta e filhote?


Nascem com mais ou menos 4 cm e crescem certa de 3 cm por ano, quando adultas variam dependendo do seu sexo. O macho atinge 25 cm e a fêmea fica maior, com 30 cm. 

Qual é o período de vida delas ?

As tartarugas vivem por muito tempo, variando de 30 a 100 anos, em cativeiro ela tende a durar em média 30 a 60 anos de idade. 

Como podemos identificar seu sexo?

Só é possível identificar o sexo de uma tartaruga tigre d'agua após ela ter no minino 4 a 7 ano de idade, fase em que elas atingem sua maturidade sexual. A fêmea é maior e tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa de modo a fornecer mais espaço aos ovos. O macho alcança 20 a 25 cm e tem a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui as garras das patas dianteiras maiores que a da fêmea e a parte inferior da carapaça é reta ou ligeiramente côncava para ajustar melhor em cima da fêmea.


Como deve ser a dieta da minha tartaruga? 

Para que a saúde da sua tartaruguinha esteja sempre bem forneça a ela uma dieta balanceada, com todas as proteínas e vitaminas que ela precisa. Para isso estabeleça uma rotina variada a ela, da seguinte forma:

        Todos os dias de ração (recomendo a reptolife) , são pequenos bastões que tem todos os nutrientes que ela precisa. Se a sua ainda for filhote quebre o bastãozinho ao meio e molhe-o porque talvez ela não consiga morde-lo e acabe o rejeitando. De a ela também carne, pode ser moída, de peixe ou de vaca (sempre crua), sugiro também coração de boi. Tire toda a gordura da carne. Lembre-se de que a carne é apenas um acompanhamento e não deve ser dado todos os dias (duas ou três vezes na semana já é o suficiente).
       Ela também ira adorar camarões (funciona como um chocolate ou seja, serve apenas como aperitivo não tendo nada de proteínas e vitaminas), gammarus e minhocas. Também de somente algumas vezes na semana. 
        De a ela frutas como banana, maçã, mamão, melancia e melão. Ofereça também cenoura, feijão verde, espinafre, pepinos, etc. Nunca a dê alface pois ele soltará seu intestino, assim ela terá diarreia.
      O filhote deve ser alimentado uma vez ao dia e o adulto apenas duas ou três vezes na semana.

Sobre a reprodução : 

Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Desovam entre 1 a 18 ovos por postura, que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação. O acasalamento é de Julho a Agosto e a desova de Setembro a Dezembro. Cada fêmea poe, em média, 10 ovos, que enterra na areia.  

Como deve ser seu aquaterrário ?

Um aquário de tartarugas deve ser o maior possível. Eis aqui as dimensões mínimas:

Idade Comprimento Largura Altura Água
Filhote (até 7 cm de comp. - casco) 40cm 20cm 35cm 15 a 20cm
Jovem (de 7 a 15cm) 60cm 35cm 45cm 30 a 35cm
Adulta (de 15 a 23cm) 100cm 50cm 70cm 50 a 60cm
Acima de 25cm 150cm 70cm 75cm 80 a 100cm
Se tiver mais de 3 tartarugas, adicione mais 1/3 de centímetros por tartaruga extra. Não exagere, mantenha umas 5 por aquário.

Todos os aquários devem conter:

Área para a tartaruga ficar fora da água (uma base);
Água limpa até a base;
Comida (siga as orientações);
Filtro referente à quantidade de água no seu aquário e quantidade de tartarugas;
Aquecedor de água (manter entre 28 e 30ºC);
Termômetro.

Claro que se pode fazer isso com menos dinheiro. Pode comprar um aquário de peixes e montá-lo sozinho para que se transforme num de tartarugas, ou fazer algum tipo de lago artificial, sempre com o filtro e o aquecedor.

Decoração

Não deve ter objetos pontiagudos no aquário, nem peças pequenas que podem ser engolidas. As tartarugas comem tudo que vêem pela frente. Não há necessidade de pedrinhas no fundo do aquaterrário, mas se quiser, não devem ter pontas e tem de ser relativamente grandes. Areia também não é indicada pois, se for engolida e acumular, só pode ser retirada com cirurgia.

Iluminação:

Como são répteis, tartarugas procuram se esquentar no sol. As filhotes tem de ficar de 3 a 4 horas por dia tomando sol da manhã. Pode-se dividir por exemplo 2 horas de manhã e 2 a tarde. Depois de um ano, devem ficar cerca de 2 horas direto no sol. Se houver algum lugar da sua casa onde bata sol direto, pode manter o aquário lá, certificando-se que há uma área de sombra, e veja se a água não fique muito quente. O sol não pode passar por vidros, que filtram os raios UV, importantes para a tartaruga.
Se não for possível, o melhor é utilizar lâmpadas especiais, como a Vitalite. Apenas as indicadas para répteis devem ser usadas, e ficar acesas durante todo o tempo do sol (de 10 a 14 horas).

Temperatura

Na água, deve ficar entre 28 e 30ºC, e não deve ultrapassar o valor de + ou - 4ºC com a temperatura ambiente. Procure então deixá-las num local onde a temperatura ambiente fique de 25 a 35ºC.

*Não compre tartarugueiras de plástico (aquelas com uma ilha no meio, baixinhas) eu já perdi 2 tartarugas numa dessas. Encontrei só uma das duas. São baratas (de 10 a 20 reais) e servem para outras coisas, mas não para uma tartaruga viver.


125 comentários:

  1. Gostei muito das informacoes. So tenho duvidas em relacao ao sexo da minha, pois veio p/ mim como sendo femea, depois de um tempo levei um susto quando percebi uma "coisa preta" saindo debaixo do rabinho dela! Pesquisei um pouco e tudo apontava que se tratava de um macho. Tudo bem, mas li que as unhas cresceriam bastante e ate agora nada. Ela/ele esta com 14 cm e eh muito ativa/o. Vcs poderiam esclarecer isso, por favor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas com 9 meses de idade. O macho está com o dobro do tamanho da fêmea. Sei que é macho porque tem ficado com o bilau a mostra...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma tartaruga que crio desde bem pequena acredito que ela ja esteja adulta, pois ja tem mais de 5 anos. Estou preocupada porque comecei a deixar ela fora d´agua e agora ela não quer mais voltar sempre que a coloco na água ela fica irritada tentando sair, ela adora andar pela casa e se esconder em baixo dos móveis, e dentro do guarda roupa.
    Gostaria de saber se tem problema ela ficar muito tempo fora da água, e quanto tempo ela pode ficar sem comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também é assim coloco no aquário ela se bate pra sair so fica em baixo na geladeira e não come nada to preocupado não sei o q fazer

      Excluir
    2. a minha está assim tbm...ela fica em uma fonte grande e com areia e grama ao redor...mas ela não entra na àgua e quando coloco ela sai rapidinho

      Excluir
    3. A minha também é assim
      só quer saber de fica fora da água e anda pela casa e quando coloco ela na água fica brava querendo sair

      Excluir
    4. A minha também é assim
      só quer saber de fica fora da água e anda pela casa e quando coloco ela na água fica brava querendo sair

      Excluir
    5. bom dia, a minha tartaruga tigre dágua ele ficou adulta ano passado e este ano botou 4 vezes e nasceram 3 filhotes entre estes 4 ninhos os outros vão nascer em janeiro, ela é otima pra botar, mas ajuda é o macho se não os ovinhos gorão,, é uma gracinha elas, fica solta na casa terreiros, o macho é normal de dormir dentro de casa ate més, todo,principalmente no inverno, eu fico preocupada pego ele coloco na agua ele fica bravo,rss

      Excluir
    6. Pode ser que a água esteja quente demais.... a minha quando a agua está "muito quente" também só fica na parte seca.. tentem diminuir um pouquinho o aquecedor!

      Excluir
    7. eu achei uma no córrego tipo de cidade ou seja escoto me partiu o coração ver o bicho preso entre os lixos, resgatei a bichinha, pra minha surpresa tinha um anzol de pescar trairá dentro da boca bem la no fundo da garganta do animal. não sei como cuidar se alguém poder me ajudar eu agradeço, ate eu conseguir entrar em contato com o Ibama...

      Excluir
  4. Elas não são tartarugas, são cágados.

    ResponderExcluir
  5. Tenho a minha faz 17 anos. Minha maior alegria! Jamais imaginei me apegar tanto assim a um animal. E não sabia que elas eram tão inteligentes, me reconhecem e como não emitem sons, fica batendo as patas feito uma louca pra pedir comida ou tomar sol. Eu recomendo comprar uma.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma, ela tem 10 meses. Ainda não coloquei iluminação no aquário mas levo ela pra tomar sol sempre. Ela só come ração, frango e gammarus, queria alguma dica pra que eu consiga introduzir outros alimentos na dieta dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara nunes, tenho uma faz 2 anos... Sempre tratei com ração reptolife e gammarus tbm, porem.... Tadinha hoje está com uma deficiência de vitamina, levei num veterinário especifico e fiquei pasma, pois elas podem e devem comer muitas coisas... Vou te dar umas orientações que recebi la, assim espero poder te ajudar e que vc não passe pelo mesmo problema.... Então elas podem comer frutas, carnes, peixes, ovos... Legumes e verduras, insetos, grilos gafanhotos.... Você acredita que comem até ração de cachorro e gato?! Devemos sempre alimenta-las na água... Só esqueci de confirmar se devemos oferecer esses alimentos todos os dias sempre variando o cardápio ne, ou com limitações na semana... Pesquisei aqui na internet e a grande maioria diz umas 2 ou 3 vezes na semana. A minha ainda esta em tratamento com injeções de vitamina, comecei o tratamento essa semana, quando eu voltar la confirmo isso certinho, se quiser salvar meu contato para trocarmos mais experiencias sobre nossas crianças.. kkkk Beijos e espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Oi Sara nunes, tenho uma faz 2 anos... Sempre tratei com ração reptolife e gammarus tbm, porem.... Tadinha hoje está com uma deficiência de vitamina, levei num veterinário especifico e fiquei pasma, pois elas podem e devem comer muitas coisas... Vou te dar umas orientações que recebi la, assim espero poder te ajudar e que vc não passe pelo mesmo problema.... Então elas podem comer frutas, carnes, peixes, ovos... Legumes e verduras, insetos, grilos gafanhotos.... Você acredita que comem até ração de cachorro e gato?! Devemos sempre alimenta-las na água... Só esqueci de confirmar se devemos oferecer esses alimentos todos os dias sempre variando o cardápio ne, ou com limitações na semana... Pesquisei aqui na internet e a grande maioria diz umas 2 ou 3 vezes na semana. A minha ainda esta em tratamento com injeções de vitamina, comecei o tratamento essa semana, quando eu voltar la confirmo isso certinho, se quiser salvar meu contato para trocarmos mais experiencias sobre nossas crianças.. kkkk Beijos e espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Fernanda, pode me passar seu contato para que possamos trocar informações?

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Daniela, tenho 2 tartarugas tigres d'agua, zuri de 7 meses e anzol de 4 anos!
    Pra você entender certinho vou contar td a história, zuri foi comprada em fevereiro deste ano, 4 meses depois ganhei a anzol (fêmea) de uma pessoa que não a queria mais!
    A 2 semanas atrás ganhei um macho de outra pessoa que não queria mais, ele ficou 1 semana aqui e agora está com a minha irmã. O problema começou com a anzol, no domingo, minha irmã estava vindo buscar o macho e então coloquei ele junto com a anzol, ele ficava raspando as unhas na cara e nos olhos dela! (vi na Internet que é a dança do acasalamento) e então a anzol se irritou e mordeu ele, imediatamente eu o tirei do aquario, e ficou td bem!
    Porém desde domingo a anzol vem se comportando estranhanente, era calma, e agora está agressiva. Se colocar qlqr coisa na frente dela ela já morde. Hoje pela manhã fui colocar as 2 no sol e ela saiu na disparada e grudou na cabeça da zuri! No chão!
    Oque pode estar ocorrendo?
    Stress?
    Não sei oque fazer! Será que você poderia me dar algumas dicas?

    Obrigada
    Att.Daniela

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Daniela, tenho 2 tartarugas tigres d'agua, zuri de 7 meses e anzol de 4 anos!
    Pra você entender certinho vou contar td a história, zuri foi comprada em fevereiro deste ano, 4 meses depois ganhei a anzol (fêmea) de uma pessoa que não a queria mais!
    A 2 semanas atrás ganhei um macho de outra pessoa que não queria mais, ele ficou 1 semana aqui e agora está com a minha irmã. O problema começou com a anzol, no domingo, minha irmã estava vindo buscar o macho e então coloquei ele junto com a anzol, ele ficava raspando as unhas na cara e nos olhos dela! (vi na Internet que é a dança do acasalamento) e então a anzol se irritou e mordeu ele, imediatamente eu o tirei do aquario, e ficou td bem!
    Porém desde domingo a anzol vem se comportando estranhanente, era calma, e agora está agressiva. Se colocar qlqr coisa na frente dela ela já morde. Hoje pela manhã fui colocar as 2 no sol e ela saiu na disparada e grudou na cabeça da zuri! No chão!
    Oque pode estar ocorrendo?
    Stress?
    Não sei oque fazer! Será que você poderia me dar algumas dicas?

    Obrigada
    Att.Daniela

    ResponderExcluir
  9. olá meus amores sou samanta wuo de souza meu amigo deu tres a laila a lilica e o leco então meus amores as duas engravidarão e ai começou a casada já faz tempo que eu tenho começou a dar eu vi no buraquinho e tem des avos e o outro no cemeço agora já estão grandes de mais da conta comi amora adorão o lago é grande vejo elas cruzando e disse pra eleas calma meninas acabarão de bota já estão querendo mais este ano de 2015 contamos 10 ninhos bem as tartaruguinhas que são lindas de morrer de gosto nascerão já só avo´bisavó e tataravó pois é quando elas nascem vão tudo pro lago ai vai a correria pra pegar a filha da LAILA É LINDA TODOAS BOTÃO BEM BOM HOJE SOU FELIZ O MEU AU AU FALECEU E AI MEU AMIGO SABIA QUE EU GOSTAVA E MANDOU DE PRESENTE EU AGRADESSO TODOS OS DIAS POIS SOU ESPECIAL TENHO 32ANOS DE IDADE EU DOU TANTA RISADA CONVERSO COM TODOS RIRIR

    ResponderExcluir
  10. olá meus amores sou samanta wuo de souza meu amigo deu tres a laila a lilica e o leco então meus amores as duas engravidarão e ai começou a casada já faz tempo que eu tenho começou a dar eu vi no buraquinho e tem des avos e o outro no cemeço agora já estão grandes de mais da conta comi amora adorão o lago é grande vejo elas cruzando e disse pra eleas calma meninas acabarão de bota já estão querendo mais este ano de 2015 contamos 10 ninhos bem as tartaruguinhas que são lindas de morrer de gosto nascerão já só avo´bisavó e tataravó pois é quando elas nascem vão tudo pro lago ai vai a correria pra pegar a filha da LAILA É LINDA TODOAS BOTÃO BEM BOM HOJE SOU FELIZ O MEU AU AU FALECEU E AI MEU AMIGO SABIA QUE EU GOSTAVA E MANDOU DE PRESENTE EU AGRADESSO TODOS OS DIAS POIS SOU ESPECIAL TENHO 32ANOS DE IDADE EU DOU TANTA RISADA CONVERSO COM TODOS RIRIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu preciso de ajuda pois tenho um macho e uma fêmea e já e o segundo ano que ela bota
      Quanto tempo demora para eclosão dos ovos ?
      Com vc conseguiu seu netinhos tô doida pra ter os meus

      Excluir
  11. Olá tenho uma tartaruguinha de 8meses AA vezes tiro ela da água e coloco no chão ela adora andar só que quando volto ela pra água ela fica agitada e raspando as bordas do aquário oq pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho uma tartaruguinha de 8meses AA vezes tiro ela da água e coloco no chão ela adora andar só que quando volto ela pra água ela fica agitada e raspando as bordas do aquário oq pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  13. Ganhei uma hoje e fui buscar ... que bom agora sei como vuidar dale ou dela não sei ainda se é fêmea ou macho tem como saber diferenciar.?

    ResponderExcluir
  14. Olá , tenho duas tigres d"agua uma com 20 anos e outra com aproximadamente 16 anos( esta eu ganhei , por isso não tenho certeza quanto a idade) , uma delas bota ovos todo ano , mas nunca sairam filhotes .
    Acredito que as duas sejam fêmeas, gostaria de saber se é possivel comprar um macho adulto.

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia, minha tartaruga tem apenas 1 ano de idade e já está com 17 cm de carapaça, mantenho ela em um aquaterrário de 60x30x40, com capacidade de até 72 litros, mas coloco apenas 55 litros para que a parte seca fique totalmente sem agua.e mantenho uma temperatura entre 25 a 28 graus. Queria saber se o tamanho está bom para ela?

    Uma outra duvida que tenho é sobre a alimentação dela, de uns meses pra cá, ela esta agindo muito estranho, pois ela se alimenta apenas em alguns dias, tem dias que se alimenta super bem e outros dias que não come nada. Tento alimentar ela duas vezes por dia. Deixo tambem alguns peixinhos vivos, para que quando ela tiver fome se alimentar deles.O que acontece raramente tbm, ela prefere a ração. Estou estranhando, pois quando ela tinha de 3 a 8 meses, comia tudo que eu dava, duas vezes por dia. Somente ração eu dava. Gostaria de saber se está tudo certo? Ou que medidas posso tomar?

    Obrigado

    Fico no Aguardo.

    ResponderExcluir
  16. Tenho 2 tartarugas, e hoje troquei o aquário, e uma ficou muito agitada ,estou muito preocupada, não sei o fazer,preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  17. Tenho 2 tartarugas, e hoje troquei o aquário, e uma ficou muito agitada ,estou muito preocupada, não sei o fazer,preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  18. Quanto tempo ela demora para a desova? Minha tartaruga começou a cavar em um ponto, trocou de lugar e fazem 8 dias que esta no buraco .

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde tenho duas tartarugas penso que uma é macho e a outra é fêmea. À dias vi o macho fazer como que uma "dança" de acasalamento estavam as duas de frente uma para a outra e abanando as patas esticadas, e desde ai tenho reparado que o macho anda sempre atrás da fêmea tentado "montala". A minha dúvida é a seguinte: tanto uma como a outra têm dois anos ainda são muitos novas.será que tenho de arranjar uma caixa com area para preparar um bercario? como faço? O macho tem o tamanho da palma da minha mão e a fêmea é bastante mais pequena. Se alguém me poder ajudar agradeço.
    Boa tarde e obrigada :D

    ResponderExcluir
  20. Pois o casco dela é sensível e faz cócegas nela.
    É uma forma dela dar risada.

    ResponderExcluir
  21. Pois o casco dela é sensível e faz cócegas nela.
    É uma forma dela dar risada.

    ResponderExcluir
  22. Oi,minha tartaruga tigre não quer comer a ração só que comer frango,peixes,etc...oq eu faço?

    ResponderExcluir
  23. Oi,minha tartaruga tigre não quer comer a ração só que comer frango,peixes,etc...oq eu faço?

    ResponderExcluir
  24. Oi.Minha tartaruga;fica mais fora da água do que no aquario,e sempre que está fora do aquário fica em cantos no meu quarto,isso é normal ?

    ResponderExcluir
  25. Oi.Minha tartaruga;fica mais fora da água do que no aquario,e sempre que está fora do aquário fica em cantos no meu quarto,isso é normal ?

    ResponderExcluir
  26. NATHALIA, SIM E NORMAL, ELAS FICAM ENTOCADAS, JA ACONTECEU DAS MINHA SUMIREM QUANDO FUI ACHAR, E ELA ESTAVA DENTRO DO MEU TENIS!!RSRSRS

    ResponderExcluir
  27. Nenzinha Carvalho Silva
    deixa elas sem comer e quando colocar a ração ou a gammarus, troque a agua e deixe a bacia ou o local aonde elas comerão bm limpo, as minhas de incio eram assim, mas depois elas comeram tranquilo, mas não de somente frango ou carne para ela, de o gammarus e a ração e uma vez ao dia de carne branca ou vermelha

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho uma tartaruguinha mas n comprei o aquaterrario para ela coloquei ela num aquário normal mas ela pode domir na água

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma tartaruguinha mas n comprei o aquaterrario para ela coloquei ela num aquário normal mas ela pode domir na água

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho uma dúvida sobre a minha tartaruga que fica enterrada isso é normal?

    ResponderExcluir
  31. queria saber sobre a iluminacao , tenho que deixar de 10 a 14 horas por dia ou das 10 as 14horas?

    ResponderExcluir
  32. Gente eu quero muito uma tartaruga, sou apaixonada por elas! Mas tá difícil achar algum lugar que venda, alguém de SP que possa me indicar um lugar que eu possa comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou o Luís, meu filho Arthur ganhou hoje uma tartaruguinha tigre d'agua. está muito contente. Só encontramos no aquário de Itaquera avenida jacú pêssego. Vi ontem também um site de um criadouro de Curitiba que entregam em todo o Brasil.

      Excluir
    2. Mariana, comprei as minhas da reserva romaneto, eles enviam pro Brasil todo. Basta entrar em contato por email.

      Excluir
    3. Mariana, comprei as minhas da reserva romaneto, eles enviam pro Brasil todo. Basta entrar em contato por email.

      Excluir
  33. Minhas filhas ganharam uma tartaruga dessa mas ela só comia gamarus pois o moço da loja disse que era a ração dela, mas pesquisando na net vi que elas têm uma ração própria ,comprei a ração mas ela não come de jeito nenhum só os gamarus. O que eu faço? Será que tem um jeito de fazer ela comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também não comia, aí eu fiz assim: deixei alguns dias sem comida, e quebrava a ração no meio, a ReptoLife e jogo na água.
      Deixa absorver um pouco da água do aquário e ela come.
      A Gamarus eu dou apenas de vez em quando como petisco.
      1x por mês compro um peixe chamado 'paulistinha' e coloco no aquário, ela adora caçar ele p comer!

      Excluir
    2. A minha também não comia, aí eu fiz assim: deixei alguns dias sem comida, e quebrava a ração no meio, a ReptoLife e jogo na água.
      Deixa absorver um pouco da água do aquário e ela come.
      A Gamarus eu dou apenas de vez em quando como petisco.
      1x por mês compro um peixe chamado 'paulistinha' e coloco no aquário, ela adora caçar ele p comer!

      Excluir
  34. Minhas filhas ganharam uma tartaruga dessa mas ela só comia gamarus pois o moço da loja disse que era a ração dela, mas pesquisando na net vi que elas têm uma ração própria ,comprei a ração mas ela não come de jeito nenhum só os gamarus. O que eu faço? Será que tem um jeito de fazer ela comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania,
      Você precisa fazer a transição com elas. Experimente molhar a ração e criar tipo um "bolinho" misturando-a com gammarus. Gradativamente vá aumentando a quantidade de ração e diminuindo os gammarus. Espero que consiga, é importante que ela tenha uma alimentação variada e balanceada.

      Excluir
  35. Oi gente meu filho tem o sonho de ter uma tartaruga mas não tenho condições financeira para ter uma se alguém souber de alguém que queira doar eu agradeço desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho uma tigre d Água com quase 5 anosjá está grande, vou mudarepassar de casa e preciso de um novo lar pra ela, vou para um lugar pequeno, WhatsApp 11 98222 2444

      Excluir
  36. Olá. Ganhamos uma tigre dagua que veio com a carapaça ferida. Estou mantendo ela em bacia pois não quero adquirir um terrario ja que temos um tanque grande em casa onde já vive outro tigre dagua. Preciso sar antibioticos para ela ou antiinflamatorios mas não acho vet de animais silvestres que me ajude a mensurar a dosagem para o peso e a especie. Ela não esta comendo e aqui na região está fazendo frio demais para coloca-la machucada no tanque. Preciso de dicas de como ministrar e qual antibiotico dar e em que quantia. Me parece que a melhor via é intramuscular. Sou bióloga mas esse tipo de procedimento não estudamos no curso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrina.
      Em agropecuária ou Pet Shop vc encontra um produto chamado Glicopan Pet. É um suplemento vitamínico p várias espécies inclusive tartaruga. (Acabei de dar p minha tartaruga tigre d'agua).
      0,5 ml por Kg e coloca na água 2x ao dia.
      Espero ter ajudado, até mais

      Excluir
    2. Olá Katrina.
      Em agropecuária ou Pet Shop vc encontra um produto chamado Glicopan Pet. É um suplemento vitamínico p várias espécies inclusive tartaruga. (Acabei de dar p minha tartaruga tigre d'agua).
      0,5 ml por Kg e coloca na água 2x ao dia.
      Espero ter ajudado, até mais

      Excluir
  37. Ola ganhamos uma hj mas o filtro ta com problema nao consegui ligar .
    e nao tem espaco p ela ficar fora da agua faz mal?

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Gostaria de adquirir uma, moro em BH, alguém vendendo ?

    ResponderExcluir
  39. Olá,

    Gostaria de saber tbm o valor de uma Tigre d´agua ou alguém a interessa em vender.

    ResponderExcluir
  40. Gente ganhei uma dessas tartarugas d água sabe me dizer se elas mordem pois tenho um filho de 2 anos e que apaixonado por bichos.
    Quem poder tirar minha dúvida agradeço desde já

    ResponderExcluir
  41. Olá...
    Tenho uma tartaruga da orelha vermelha... gostaria de saber se posso trata-lá como uma tigre d'agua.Se essas informações servem pra ela também. Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde! Não sei o que fazer com a minha Tatá! Ela tem 14 anos e não quer ir pra água nem pra comer. Começou um dia de manhã quando levantei e vi que ela estava encolhidinha num cantinho do gramado cheia de pedras envolta (Coloco pedras somente nos pés das plantas para ornamentar). Ela fez tipo uma rodinha com pedras e entrou lá. Ficou quase o dia todo lá, mas depois de uma certa hora eu interferi e a coloquei de volta na água. Agora toda vez que acordo ela está no mesmo lugar e não sai nem pra comer. Parei de interferir pra ver se ela sai sozinha mas já tem 2 dias e nada!

    ResponderExcluir
  43. Tenho 4 , as mais velhas com 20 anos e a mais nova tem 10 anos. Além de camarões, comem ração Pedigre para cães de raça pequena. Um é macho. Nunca procriarem. Dormem no viveiro e de dia ficam na piscina.

    ResponderExcluir
  44. Tenho 4 , as mais velhas com 20 anos e a mais nova tem 10 anos. Além de camarões, comem ração Pedigre para cães de raça pequena. Um é macho. Nunca procriarem. Dormem no viveiro e de dia ficam na piscina.

    ResponderExcluir
  45. Boa noite! Tenho uma tartaruga de aproximadamente 7 meses mas agora ela já não quer comer os bastões e come mal os camarões, ela também não está querendo "abrir" os olhos, abre mt forçadamente e está nadando de olhos "fechados", está muito amoada. O que eu faço? Me ajudem, não quero perdê-la. 😭 De 2 meses até então coloquei a lâmpada adequada pra ela e um Peixe limpa vidro pra ajudar na limpeza, o Aquário tem filtro e tudo mais. O que pode estar acontecendo? Alguém ajuda por favor? 😞

    ResponderExcluir
  46. a minha tartaruga tem tres anos e e´macho que tamanho
    ele deveria ter?

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde !
    Minha sobrinha deixou a tartaruga filhote sumir , mas ela reapareceu mas aconteceu um acidente com ela , algum bicho comeu as duas Patinhas dela da frente oque eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  48. por quanto tempo poço deixar a tartaruga fora da agua, meu marido costumar deixar ela andando na minha lavanderia por 3 dias.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde!minha Judite não quer comer ração a mais de 15 dias.Estamos preocupadas sendo assim temos alimentado com banana,almerão sao os alimentos que ela vem aceitado.
    O ph da agua está 7.5.
    Alguma idéia? Preciso de ajuda
    Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde.
    Meu filho quer uma tigre d'água. Alguém sabe onde vende aqui em São paulo?

    ResponderExcluir
  51. Tenho tartaruga a muito tempo, estão num tanque grande ao ar livre, no inverno chega a congelar a superfície, portanto não há necessidade de manter a água constantemente quentes, temperatura ambiente é mais que suficiente, em locais frios ela "hiberna" entre abril a outubro (meu caso, São Joaquim)não come neste período e fica quase inativa, chega a ficar dias no fundo sem vir para respirar, especialmente em junho a agosto no forte do inverno. Em todo o tempo (42 anos) só ficou doente uma vez. Come ração de peixe e os peixes que pega dentro do tanque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de orientação de como fazer um lago artificial. Você pode me ajudar? Tem fotos de algum lago?

      Excluir
  52. Temos uma de 8 meses, gostaria de saber se pode por água da torneira sem filtro, ou tem que ferver a água?

    ResponderExcluir
  53. Temos uma de 8 meses, gostaria de saber se pode por água da torneira sem filtro, ou tem que ferver a água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente não tem problema, se tiver muito cloro até pode irritar, sempre usei água da torneira e nunca tive problema.

      Excluir
  54. Temos uma de 8 meses, gostaria de saber se pode por água da torneira sem filtro, ou tem que ferver a água?

    ResponderExcluir
  55. Tenho um casal e a femea fez 4 ninhos em lugares diferentes mas nada de ovo alguem sabe por que? Tem 30 cm ja...des de ja agradeço

    ResponderExcluir
  56. Tenho uma tartaruga tigre de 2 meses e ela gosta de ficar de pé, literalmente, no canto do aquario, somente com duas patinhas no chão e a barriguinha para o vidro, acho bem engraçadinha, mas não vi nada parecido em minhas pesquisas, isso é comum? por que ela faz isso? (Tenho fotos, se houver um modo de enviar posso fazer)

    ResponderExcluir
  57. Minha tartaruga tem 3 meses, tem como saber o sexo dela, sendo filhote?
    Quem me vendeu disse q era fêmea, mas estou com duvida, pq pesquisei bastante e a maioria dos artigos q li, diziam q só quando for adulta da para saber o sexo. Obg

    ResponderExcluir
  58. Espere crescer mais, depois de 1/2 anos ficará melhor para ver. Em relação a água, não tem necessidade de manter aquecida o tempo todo, elas vivem bem em temperatura abaixo dos 20°C, podem hibernar. Na maior parte do Brasil o calor é quase o ano todo. Tenho em S.Joaquim , num tanque ao ar livre, hiberna de meados de abril a meados de outubro, chega a congelar a superfície. Esta recomendação de manter a 26/30°C só vale se quiser ter peixe tropical junto, se não, é para vender termostato!

    ResponderExcluir
  59. Oi, meu nome é Adriane e eu morro em Peritiba-SC.
    Eu tenho uma tartaruga de 8 meses e ela está a três dias sem comer,ai me falaram que é por causa do frio isso é verdade?
    Gostaria de saber mais sobre o assunto se pudessem me ajudar eu agradeceria...

    ResponderExcluir
  60. No inverno elas comem menos. Tenho quatro. Com idades de 25, 24,21,18

    ResponderExcluir
  61. No inverno elas comem menos. Tenho quatro. Com idades de 25, 24,21,18

    ResponderExcluir
  62. Eu tenho uma com 10 meses. Ela adora fica no chão, ela é ligeira, quando coloco ela no aquário, fica desesperada por que?? É normal?
    E sobre a alimentação, ela só come ração e camarão, n come outras coisas, como faço pra ela comer frutas, carnes etc?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite tem uma semana que comprei uma tartaruga tigre para o meu filhinho mas estamos muito preocupados por que a uma semana ela não come . Comprei raptolive baby e ela não come todo dia troca a água colocando água morna e a comida e ela nada de comer. Hoje a noite pela primeira vez está fora d'água toda engolida. Estou com medo da filhote estar morrendo pois está uma semana sem comer. Por favor alguém pode me ajudar não quero perde lá.

    ResponderExcluir
  64. Encontrei uma tartaruga da espécie tigre d agua no meu quintal depois de uma forte chuva..pelo q pesquisei é um macho adulto. Não sei o que fazer tenho medo de soltar na natureza e o bichino morrer. Coloquei ele dentro de casa um.pouco no balde com agua ele pareceu avontade pois comeu qse todo o alface(até então não sabia qie não podia dar)deixei ele pouco tempo na água,pois estava frio. Ele ficou bravo pq eu o tirei. Rsrsrs
    Sequei ele e deixei aqui dentro de casa, pela manha ele estava no meu quarto encolhidinho no edredom q eatava no chão.parecia dormir.ai fui pesquisar mais sobre ele até chegar nesse artigo.
    Agora assim q o sol saiu o coloquei na garagem p tomar sol, mas ele parece não querer ficar no sol, se esconde debaixo do carro. Mas parece estar b avontade.mas não quero colocá lo na agua novamente pois está frio. Será q posso por então no chuveiro dentro do balde? Sei lá pode ser uma pergunta idiota, mas nunca tive e nem.pensei em ter uma tartaruga. Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No periodo de frio eles hibernam, pode deixa-lo fora da agua, eles gostam de ficar escondidos, em lugares escuros. Quando o calor começar coloque-o na agua com acesso a um local seco.

      Excluir
    2. Puxa... você tem interesse em ficar com ele??? é justamente o que procuro, um macho, pois tenho uma fêmea e queria vê-a procriar. Tenho um sítio, e acho lindo tartarugas, e os filhotes então... são uma graça!

      Excluir
  65. eu tinha duas tartarugas, com 2 anos uma morreu ante ontem mas nao sei o pq acho q foi por causa do inverno e estar fazendo muito frio.
    a outra tem 2 anos e nao mudou de tamanho em momento nenhum desde que eu ganhei elas podee me dizer oq ela tem?

    ResponderExcluir
  66. Adquiri uma pequena.coloco ela no sol 2vz por semana.mas ela vive mesmo é no à quaternário dentro de casa.quando está na rua se esconde na grama e fica imóvel. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, no período de frio eles hibernam e a tendencia é comer pouco e ficar imoveis. Nao se preocupe, é normal.

      Excluir
  67. Olá preciso de ajuda. Tenho uma tartaruga linda.... a Patinhas.... mas á uma semana apareceu uma bolha na pata. Não sei como aconteceu... o pior é que de ontem para hoje ela tem a pata muito inchada e quase não a mexe. Já fui a várias lojas e ninguém sabe como tratar. Alguém me ajuda ?????? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente foi picada por algum inseto, tente manter a agua limpa e se houver ferimento aparente,limpe com soro.

      Excluir
  68. Bom dia, Pessoal!
    Estou montando o meu aquaterrario, a base de madeira com casca de pinus e pedras, e a parte molhada com uma piscina de plástico com uma rampa para ela poder sair e ir para a parte seca... o que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar legal. Coloque uma saida de agua para facilitar na limpeza.

      Excluir
  69. Eu tinha uma tartaruga que achei perto da casa da minha mãe estava toda mordida com ferimentos na cabeça então a levei pra casa cuidei e me apeguei depois vi uma tartaruga maior do que a que já tinha sendo atropelada o casco inferior quebrou levei pra casa cuidei e me apeguei kkkk como eu já tinha duas uma vizinha achou uma na rua e trouxe pra mim colocar com as outras e meses depois ganhei uma de um amigo que decidiu não ficar com o bichinho Apartir deste discurso kkkk quero saber como faço pra obter licença pois me apeguei nas bichinhas amo todas elas fiz um aquaterrario no quintal de casa onde elas vivem como na natureza e eu as alimento todos os dias mesmo assim sei que se alguém denunciar vou presa e serei multada e levaram minhas meninas como posso com seguir registo pra poder viver em paz com minhas bebes?

    ResponderExcluir
  70. Oi perdi minha tartaruga tigre d'água à dois anos e no mesmo local encontrei uma da mesma espécie e tamanho parecido como posso saber se é ela mesma nunca soube o sexo

    ResponderExcluir
  71. Preciso de um help �� Como posso encontrar a tartaruga tigre d'Água no meu quintal? Tem terra, grama, folhas e algumas plantas ... já faz três dias que ela fugiu... vasculhei por tudo e nada. Ela tem 1 ano e a irmãzinha está triste por ter ficado sozinha... tem algo que possa ser usado para tentar atrair ela de volta? O quintal é relativamente grande para ela...obrigada

    ResponderExcluir
  72. Olá tenho uma tartaruga tigre d’agua com 2 anos que tem estado sempre saudavel e ativa. Ela está num aquario para tartarugas onde tem uma parte seca para poder estar fora de água quando quiser. Este verão reseolvi desligar o termostato e tudo correu bem. Agora à uma semana ela começou a ficar menos ativa e deixou de comer, passa maior parte do tempo a dormir. Será que vai hibernar? É normal esta situação? Alguem pode ajudar-me? Nao sei se devo insistir para ela comer e voltar a ligar o termostato. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi se estiver frio ela pode querer hibernar,tente dar pedaços pequenos de carne sem tempero eu dava de boi

      Excluir
  73. Olá tenho 3 tartarugas, elas ficam em aquaterrario porem em setembro duas delas se acasalaram,o que devo fazer , pois o aquaterrario que elas ficam não tem areia nem terra para fazer desova somente uma area seca que elas ficam,em uma situação dessas à possibilidade de acontecer uma reprodução?

    ResponderExcluir
  74. Olá tenho uma tartaruga a 7 anos e hoje encontrei 3 ovos no aquario. é possivel a desova dos ovos, sendo que não existe o macho ?

    ResponderExcluir
  75. Oi ! Adoro tartaruga e gostaria de ter um casal. Aqui em Porto Alegre não tem onde comprar. Alguém tem alguma tartaruguinha para doar? Ana.

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de saber se posso criar tartaruga tigre d'água em um jardim de 6 metros quadrados com um Mine chafariz com a sombra de uma frutífera Jaboticabeira??

    ResponderExcluir
  77. Bom dia! Minha tartaruga fez buraco e botou na terra vermelha. De modo geral essa terra fica muito compacta. É possível que os filhotes nasçam nesse ambiente ou é melhor tirar os ovos de lá e colocar numa vasilha com areia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde!
    Tenho uma tartarua tigre d'água de orelha vermelha (americana), mas infelizmente não tenho condições de dar um ambiente adequado à ela por morar em apartamento. Queria entregá-la para alguém que já tenha cuidado de animais dessa espécie. Ele está saudável, se alimenta todos os dias. Moro em São Paulo, capital. Caso alguém se interesse me mande um e-mail: caabitaraes@gmail.com.

    ResponderExcluir
  80. A minha está se machucando. Pois não sossega. A época da desova acaba agora no começo de Dezembro?? DIZ QUE SIMMMMM

    ResponderExcluir
  81. Ola!! Tenho uma tartaruga tigre...nao sei ao certo a idade dela...porq ganhei de presente...mais sei q é adulta...pois deu uma desova ano passado...mais botou em terra e eu não sabia q teria q ser apenas em areia...e claro... infelizmente os filhotes nao apareceram!!esse ano quero tentar a reprodução dela dinovo!!e gostaria q alguem com mais esperiencia me desse algumas dicas!! Tipo,depois q ela por os ovos na areia...devo deixar a caixa em local exposta ao sol ou debaixo de coberturas?...se puderem ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
  82. Muuuuito obg pelas dicas! Estou com minha tartaruguinha a 5 anos, e eu nem sabia que ela se alimentava de frutas!!

    Vou tentar melhorar a alimentação dela, e juntar dinheiro pra comprar um aquário maior. Ela está a 5 anos no mesmo aquáriozinho pequenininho, sem aquecedor nem filtro, pois minha familia diz ser muito caro pra comprar. Ela fica numa área onde o sol pega somente pela janela fechada, e come só os camarõezinhos porque não gosta da comida grande.

    Vou tentar mudar agora mesmo tudo que eu faço de errado, e dar a ela uma vida bem melhor! Muito obrigado pelas dicas, assim que conseguir o dinheiro vou fazer de tudo pra ela ficar o máximo de feliz :3

    ResponderExcluir
  83. Olá gostaria de saber se a tartaruga tigre das água fica no choco ? Ou somente põe os ovos e depois sai ?

    ResponderExcluir
  84. Oi, eu sou louca para ter uma, ainda não comprei.
    Minha suco é qnto a montagem do aquaterrareo, na verdade eu comprei um quero adaptar ele, tipo, arrumar a casinha dela como eu gostaria kkkkk, decoração e tals!
    Sempre gostei de conchas marinhas é pedra de uma praia aqui perto, você acha que eu colocando no aquário isso posso contaminar a água?
    Fico no aguardo de esclarecimentos (:

    ResponderExcluir
  85. Elas morde porque eu já tive uma mas não lembro a raça ela me mordeu

    ResponderExcluir
  86. Pode pegar ela na mão,e ficar brincando no apartamento

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde infelizmente a minha tartaruga morreu hoje ao seus 34 anos

    ResponderExcluir
  88. Olá. Quanto a colocar o aquaterrario no sol, ouvi dizer que pode dar fungos. O que você acha?
    Outra questão sobre a diferença de 4 graus entre fora e deny da água, no inverno a temperatura de casa pode variar entre 10 a 15 graus. Qual seria a melhor temperatura da água?
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  89. Olá acabei de comprar uma tartaruga tigre dagua e tenho muitas dúvidas, estou lendo pra ver se aprendo algo... mas ela deve ter 3 meses e gostaria de saber se posso colocar ela no chão por quanto tempo? Se ja posso dar alguma comodinha sem ser ração...me ajudem por favor com qualquer informação

    ResponderExcluir
  90. O ideal é ela ter acesso a um espaço seco. Assim ela entra e sai da agua quando quiser.

    ResponderExcluir
  91. Minha tartaruga tem uns 3 anos. Eu queria saber se ela já podia ibernar no inverno

    ResponderExcluir
  92. Minha tartaruga já está há três meses debaixo do meu guarda-roupa, eu coloco ela em outros lugares mas ela sempre volta para lá... Queira saber se é normal

    ResponderExcluir