quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tartarugas marinhas e o projeto TAMAR

Consciência ambiental



     As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer num futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos, devido a causas naturais, como mudanças climáticas e a incapacidade de adaptação a novas condições de sobrevivência. Mas agora as espécies correm risco de desaparecer por culpa do crescimento desordenado das cidades, poluição, caça indevida etc. O que não podemos esquecer é que a extinção quando ocorre é irreversível, portanto, não podemos deixar a ganância dos seres humanos destruir o que a natureza com sua paciência construiu com perfeição.

Tartarugas Marinhas 

Se na água, depois de adultas, elas praticamente não têm predadores naturais, em terra, encontram seu maior inimigo: o homem. 

As tartarugas têm mais de 150 milhões de anos, resistiram a inúmeras ameaças, inclusive adaptando-se de seu habitat original que era a terra, para o marítimo, o que gerou várias mutações no processo de adaptação, mantendo apenas a desova em terra - em praias desertas e durante a noite. Este é seu ponto mais vulnerável. O crescimento da população e a invasão das praias tanto por pessoas como com luz elétrica, diminuem a ca drasticamente os locais de reprodução das tartarugas marinhas.

Quando vêm à praia para depositarem seus ovos, correm o risco de  morrer para virar sopa.  A tartaruga gigante é vítima da poluição. Elas confundem sacos plásticos com água-viva, sua principal refeição, e ao engolir tais embalagens acabam morrendo sufocadas. Outras são vítimas das redes de pesca, principalmente de camarão. Presas, não conseguem subir à tona para respirar, e se afogam. Outras são mortas somente para a retirada de seu casco, que  possui um alto valor comercial.

Agindo sem nenhuma consciência ambiental e visando sempre o lucro, a ganância do homem conseguiu colocar as 8 espécies de tartarugas marinhas existentes no planeta, na lista dos animais em extinção. 

Para mantê-las vivas, entidades ambientalistas, como o Projeto Tartarugas marinhas – O Projeto TAMAR - do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visam proteger os ninhos e criar leis que defendam esses animais da morte.


Sonho em participar do projeto, até porque cuida especificamente de algo pelo qual eu sou apaixonada : TARTARUGAS.


Fonte: Consciência ambiental


Um comentário: